diversão

9 Dicas para Não Errar na Festa

Planejar uma comemoração especial tanto para as crianças quanto para os adultos não é fácil, pois são diversos os detalhes – mas também não é um bicho de 7 cabeças, portanto separamos 9 dicas para não errar na festa.

1 – Local

Começando pelo local ideal, você deve levar em consideração a quantidade de pessoas que irá convidar, além do estilo delas. São casais com filhos? Mais solteiros do que casados? Jovens e também idosos? Descolados ou conservadores? Lembre-se que as primeiras festas de seus filhos serão mais curtidas pelos adultos do que pelas crianças propriamente ditas, e depois, quando maiores – aí sim a criançada é que domina o espaço! Mas de uma coisa você pode ter certeza: pós-filhos, toda festa é de adulto e criança “tudo junto e misturado”. Então é preciso agradar aos dois públicos de uma só vez.

2 – Quem convidar e convites

Assim que o local foi escolhido você já deve ter uma ideia aproximada de quantas pessoas devem participar de seu evento. Uma dica para não errar nunca é anotar num caderninho os amigos e parentes próximos sem esquecer que cada um deles deve ter mais algum (alguns) acompanhante (s). Depois de todos listados, é hora de ver se todo mundo estará disposto a participar de uma festa onde terá criança se divertindo para todo lado, e pronto! Assim se forma uma lista de convidados ideal. O próximo passo é enviar o convite que deve ter o seu estilo. Seja ele convencional por meio de papel impresso ou mais informal – enviado de forma digital, o importante é pedir para que confirmem presença com vários dias de antecedência para que possa começar a preparar o restante dos detalhes da festança.

3 – Tema

O tema é um passo a ser dado juntamente com os convidados e convite, pois nos convites deverá haver algo relacionado ao que escolherem para comemorar essa data importante. Se a criança for pequenina, nada mais normal do que os pais escolherem algo com que se identifiquem ou que lembre o filho, mas assim que estiverem maiorzinhos e puderem dizer sobre seus gostos, as crianças devem opinar sim sobre o tema, pois assim já desenvolverão um sentido maior de participação. Além de poderem assumir até mesmo algumas pequenas responsabilidades na preparação da festa como escolher as lembrancinhas, cores da decoração, as brincadeiras, etc.

4 – Menu

O menu deve ser preparado pensando até mesmo no horário da festa. Mas vale de tudo! Dos tradicionais salgadinhos, bolos e docinhos a churrascos e jantares com pratos kids para agradar a criançada.

5 – Músicas

A playlist deve ser variada para que todo mundo fique animado. Não se esqueça de deixar a música num tom agradável e propício para conversa sem que os convidados precisem falar alto demais.

6 – Decoração e Detalhes

A decoração pode conter de cores vibrantes a tons pastéis, mas prática – de modo a não atrapalhar o espaço de brincadeira dos pequenos. Deixar o ambiente livre para a circulação e atividades é muito importante.

7 – Recordação

Um pequeno espaço com painel e canetas para que os convidados deixem uma mensagem de recordação é uma ótima ideia para tornar sua festa inesquecível literalmente. Vale também um álbum bacana com folhas individuais de recados e que possa ser preenchido depois com fotos de cada convidado no dia do evento.

8 – Foto e Vídeo

Fica a critério dos anfitriões guiar a equipe de foto e vídeo para saber qual o tipo de recordações que querem. Fotos em um painel com o tema da festa ou descontraídas e espontâneas. Para fazer bonito também existem cabines fotográficas que imprimem as fotos instantaneamente ou que compartilham os clicks diretamente nas redes sociais. Aí vale apostar em #hashtags da festa para que depois façam um apanhado dos clicks dos convidados e montem um álbum.

9 – Lembrancinhas

Já pensou em dar de lembrancinha da festa – docinhos? Por que não uma miniatura do bolo da festa? Você também pode encomendar ou fazer, caso queira participar de todas as etapas do evento, caixinhas de brigadeiro gourmet nas cores da decoração. Brinquedinhos e doces combinam perfeitamente! E ainda fazem sucesso saquinhos com diversas surpresinhas.

Bote a criatividade para funcionar, solte o som e boa festa!