cuidados

Como Cuidar do Cabelo das Crianças?

Quem é que disse que os pequenos não necessitam de cuidados como gente grande? Quando o assunto é madeixas então, vale lembrar que as mamães precisam estar atentas a detalhes que garantem a saúde dos fiozinhos. Mas, e você sabe como cuidar do cabelo das crianças?

Antes de mais nada é preciso, assim como nos adultos, conhecer o tipo de cabelo dos pequenos, pois lisos e cacheados demandam alguns cuidados específicos, isso sem esquecer a idade dos pequenos para poder saber quais produtos usar.

Nunca se esqueça que os mais indicados são sempre os voltados ao público infantil, já livres de substâncias como sulfato e petrolato que não devem fazer parte das linhas de cuidados diários das crianças. Mas, por quê? É simples: as crianças não possuem oleosidade nos fios, portanto não necessitam de nada que precise retirar ou manter essa oleosidade no cabelo. Por terem também o Ph dos cabelos diferente dos adultos, não é preciso fazer hidratações profundas e constantes – seus fios normalmente são maleáveis e saudáveis.

O uso do shampoo e condicionador via de regra dão conta do recado! Mas cremes de pentear também podem fazer parte da rotina dos cabelinhos mais rebeldes, viu? Tanto lisos, quanto cacheados podem sofrer com nozinhos que causam desconforto ao pentear, e nessas horas esses cremes são verdadeiros milagres! Basta aplicar um pouquinho em cima do cabelo embolado, esperar alguns minutos e ir passando delicadamente os dedos ou a escova por entre os fios até que se soltem.

Como cuidar do cabelo das crianças - Blog Mundo Taci

Lembre-se: os cabelos das crianças são mais sensíveis que dos adultos.


Grandes marcas possuem até mesmo creme de hidratação para os cabelinhos que resolvem se rebelar, mas é importante lembrar que para mantê-los macios, sedosos e com as cutículas fechadas – não é preciso mais do que hidratar semanalmente para não sobrecarregar os fios. E na falta dessas máscaras, cremes de pentear podem desempenhar essa função. Basta lavar os fios, aplicar a máscara ou creme e deixar agir por aproximadamente 20 minutos, enxaguando na sequência.

Mas você também pode procurar por produtos desenvolvidos de forma mais natural e feitos especialmente para os fiozinhos delicados das crianças. De acordo com o especialista em saúde capilar, Eduardo Gonzaga, os pequeninos também merecem esse cuidado. 

Fiozinhos tão delicados quanto os de crianças merecem uma atenção especial, pois não é qualquer produto que pode ser usado. Assim como nos adultos, cada fio possui especificidades próprias que devem ser respeitadas com a finalidade de preservar a saúde capilar. Em tricoterapia, desenvolvemos especialmente para o fio de seu pequeno, um produto que contém o que de fato ele precisa para manter-se bonito e luminoso – sem a necessidade de substâncias extras e prejudiciais até mesmo para a saúde da criança como um todo, conclui o tricoterapeuta.

Tão importante quanto todos esses cuidados, é passar longe de chapinhas e usar secador apenas quando necessário, respeitando uma distância segura do bocal por dois motivos: o couro cabeludo das crianças é mais sensível às agressões e os fios bem mais delicados. E todos esses macetes, claro! – são para crianças maiorzinhas, pois recém-nascidos e criancinhas até dois anos são mais delicadas ainda, e as madeixas podem ser cuidadas também com sabonetes líquidos para corpo e cabelos.